O curso tem como objetivo geral provocar reflexões e vivências práticas sobre autocuidado e gerenciamento emocional para melhoria da consciência pessoal e coletiva no ambiente escolar, resgate de valores essenciais, harmonização de relações interpessoais e aprendizagem significativa.
- Conceito de Pedagogia Quântica;
- Áreas de Conhecimento afins e aplicabilidades;
- Princípios quânticos na escola;
- Postura do Observador;
- Contribuições da Neurociência;
- Sistema Nervoso Autônomo e Sistema límbico;
- Funções executivas;
- Gerenciamento Consciente do Stress
- Contribuições do Coaching e PNL;
- Conceito e identificação de Crenças Limitantes do professor;
- Processo Mental – Pensamento – Sentimento – Ação;
- Reprogramação mental e modalidade emocional do professor
- Contribuições da Pedagogia Sistêmica;
- Definição das Leis Sistêmicas do amor.
- Influência dos Campos Morfogenéticos;
- Atividades práticas para a sala de aula;
- Eixos norteadores da Pedagogia Quântica e sugestões de atividades;
Temas das Aulas:
- Vivência do Contexto Escolar
- Bases Teóricas da Pedagogia Quântica
- Coerência Cardíaca e Estados Vibracionais
- Plena Atenção e Inteligência Emocional
- Percepção e Estado de Presença
- Contribuições da Neurociência
- Cérebro Racional e Cérebro Emocional
- Formação do Hábito
- Gerenciamento do Stress
- Comportamento e Comunicação
- Modelagem Emocional
- Crenças Limitantes e Relações Sistêmicas
- Leis do Amor
- Eixos Norteadores da Pedagogia Quântica
- Autoconhecimento
- Relações Interpessoais
- Ação Proativa
Andréa Wolney – 16h
