1. Nome do curso:

Consciência Sistêmica

  1. Carga horária total do curso: oito módulos totalizando 90 horas, divididos da seguinte forma:
    1. Conteúdo programático: 42horas de vídeos para acesso on-line na sequencia estabelecida
    2. Prática vivencial: 6 encontros de 8 horas cada, totalizando 48horas
  2. Prazo de realização (de 4 até 12 meses)
  3. Fundamentação:

A Consciência Sistêmica é um método que ajuda pessoas e sistemas a identificarem com rapidez e precisão as verdadeiras causas dos conflitos e encontrarem soluções eficientes e duradouras.

Ela foi elaborada pelo médico José Fernando de Freitas em sua trajetória profissional na busca das causas internas das doenças. Ele seguiu os conceitos básicos de Hipócrates – pai da medicina – que afirmava que era necessário tratar o doente e não remover as doenças. Para ele, a doença era uma mensagem que deveria ser decifrada e compreendida para ser tratada.

O corpo é uma ferramenta importante não só para o diagnóstico como também para as intervenções terapêuticas. O que a mente oculta, o corpo revela e orienta o caminho do tratamento.

Ao compreender o que é um sistema e as leis que o regem, o conceito de doença se amplia de forma surpreendente. O sistema pode ser: o corpo da pessoa, um relacionamento, a família, a escola, o trabalho, as organizações. É possível aplicar os mesmos recursos diagnósticos e terapêuticos com resultados importantes.

  1. Objetivo geral:

Capacitar profissionais ligados ao processo ensino/aprendizagem a atuarem com sucesso e realização pessoal no desenvolvimento cognitivo e na formação de educandos conscientes, preparados para escolha profissional e protagonistas de suas vidas, a partir da ampliação da percepção dos três níveis de consciência (intrapessoal, interpessoal e sistêmico) e das leis sistêmicas que regem as relações humanas especificamente no âmbito do sistema educacional/familiar (ordem, pertencimento e equilíbrio).

  1. Público alvo

Profissionais de Educação ligados às áreas de Pedagogia, Psicopedagogia, Supervisão, coordenação e Orientação Pedagógica, Psicologia, estudantes universitários e demais áreas afins.

  1. Conteúdo:

Módulo 1: objetiva que os participantes entrem em contato com conceitos iniciais da mudança do paradigma cartesiano para o holístico e sistêmico permitindo vivenciar nos exercícios os conceitos apresentados. Conhecer o papel que a física e a mecânica quântica exerceram a partir do final do século passado para a construção da sociedade tecnológica moderna, seus impactos, linhas de pensamento.

Módulo 2: objetiva que os participantes se apropriem e conheçam as dimensões dos relacionamentos e sua influência nos grupos nos quais se relacionam. A importância que a família de origem tem na formação do aluno e suas etapas de desenvolvimento (infantil, adolescência, adulto), as funções paterna-materna, as dinâmicas existentes na família e o impacto do triângulo dramático, o simbólico das funções paterna e materna no trabalho e na construção de um ser humano pleno.

Módulo 3: objetiva que os participantes identifiquem os referenciais pessoais, familiares e sistêmicos, como se apresentam nas três dimensões (pensar/sentir/agir; intra/inter/sistêmico; passado/presente/futuro) e influenciam a percepção da realidade. Como é a construção dos objetivos e metas pessoais e as forças que atuam seja no triângulo dramático, seja no triângulo da realização, ou seja, as determinantes para o sucesso ou fracasso pessoal, os registros corporais. A espiral da evolução.

Módulo 4: objetiva que os participantes reconheçam as formas de comunicação verbal e não-verbal e as mensagens transmitidas, as fases do desenvolvimento humano e os sistemas vinculados – ectoderma/ mesoderma/ endoderma, além do desenvolvimento da percepção e observação da história corporal tanto em função da genética quanto do meio ambiente e o reflexo na estrutura corporal de cada aluno.

Módulo 5: objetiva que os participantes compreendam a evolução do ser humano, os modelos de família – família de origem, família atual, as leis do sistema – pertencimento, equilíbrio e hierarquia, suas influências no tempo, na autonomia dos familiares e sua relação com a saúde das pessoas e das relações, a evolução do ser humano e sua relação com o sistema (saudável ou doentio).

Módulo 6: objetiva que os participantes compreendam as grandes dimensões das polaridades e sua função na harmonia nas diversas manifestações e, como o desequilíbrio pode levar à somatização e quais as leituras. A correlação dos níveis de relacionamento, a interação dos caráteres, os níveis de consciência da doença, do cérebro e das emoções, o corpo simbólico e suas manifestações e os sete princípios do tratamento.

Módulo 7: objetiva que os participantes se apropriem e identifiquem seus motivadores profissionais, buscando alinhamento com seu lugar na vida e na profissão; apreendam as leis do sucesso profissional, base para atuação no ambiente escolar; desenvolvendo assim um novo olhar para a escola e a família com a abordagem sistêmica. Introdução às 10 leis do sucesso com aplicação prática de ferramentas de coaching para identificação do momento de vida dos profissionais, seu comprometimento e possibilidades de desenvolvimento. Das dez leis do sucesso cinco serão tratadas neste módulo 7 e as outras cinco no módulo 8.

Módulo 8: objetiva que os participantes se apropriem e identifiquem seus motivadores profissionais, buscando alinhamento com seu lugar na vida e na profissão; apreendam as leis do sucesso profissional, base para atuação no ambiente escolar; desenvolvendo assim um novo olhar para a escola e a família com a abordagem sistêmica. Introdução às 10 leis do sucesso com aplicação prática de ferramentas de coaching para identificação do momento de vida dos profissionais, seu comprometimento e possibilidades de desenvolvimento.

  1. Procedimentos metodológicos

As aulas serão ministradas com atividades teórico/práticas relacionadas ao tema através de aulas expositivas por vídeo, ou seja, o participante estabelece seu cronograma de estudo que deverá ser cumprido tendo em vista que o encontro mensal de prática seja produtivo tanto para esclarecimento de dúvidas quanto para apreensão e fixação do conteúdo. Assim serão seis encontros de 8 horas cada para realização dos exercícios/vivências de percepção em grupo e individual e vivências, parte fundamental para atuação do professor em sala de aula.

As atividades propostas para serem realizadas individualmente entre os módulos também são de importância para construção do conteúdo e ampliação da percepção tanto dos alunos, suas características, potenciais e dificuldades quanto da dinâmica das relações dentro e fora de sala de aula.

  1. Avaliação do tema:

O aluno será avaliado através da participação pelo acesso controlado do conteúdo programático (software acoplado à plataforma de aulas em vídeo que controla o acesso do aluno ao conteúdo registrando se efetivamente cumpriu a carga horária assistindo o material disponibilizado) e, em cada um dos seis encontros por meio de seu envolvimento no desenvolvimento das atividades propostas em sala de aula. Adicionalmente serão requeridas algumas atividades extraclasses, entre os módulos, que deverão ser apresentadas à coordenação na data dos encontros presenciais conforme o cronograma.